Sinusite Alérgica

sinusite alérgica

A Sinusite Alérgica é uma inflamação da mucosa dos seios da face. Mucosa é o revestimento interno das cavidades dos ossos da face. É comum a associação entre rinite e sinusite pois a cavidade nasal se comunica diretamente com os seios da face. As partículas em suspensão no ar que causam inflamação alérgica da mucosa do nariz acabam entrando em contato também com a mucosa dos seios da face. Utilizamos o termo rinossinusite para se referir aos quadros de rinite e sinusite associados. Quando falamos em sinusite, muitos pensam imediatamente no sintoma de dor de cabeça, entretanto, especialmente em crianças a tosse é sintoma mais comum. 

sinusite alérgica

Quais os sintomas?

Confira alguns dos sintomas da Sinusite Alérgica:

– Tosse (é o sintoma mais comum);
– Dor na face ou sensação de peso na face, em especial ao abaixar a cabeça;
– Secreção nasal persistente
– Espirros;
– Congestão nasal;
– Olhos vermelhos e lacrimejantes;
– Febre;
– Fadiga;
– Falta de apetite e tontura também podem aparecer.

Como se faz o diagnóstico?

O diagnóstico é baseado nos sintomas e eventualmente em exames de imagem como a radiografia e a tomografia. Outros métodos podem complementar a investigação como a endoscopia nasal e investigação alergológica.

Por isso, evite fazer a automedicação, que pode agravar os sintomas. Com o diagnóstico correto, o médico poderá indicar o melhor tratamento para o seu caso.

diagnóstico sinusite alégica
sinusite alérgica

Qual o tratamento da sinusite alérgica?

O tratamento envolve medidas de higiene nasal diária e identificar e tratar os fatores predisponentes como alergia, infecção ou alterações anatômicas das estruturas nasais como desvios acentuados de septo, alterações das conchas nasais, pólipos etc.

Existem diversos medicamentos disponíveis para o tratamento tanto das crises de sinusite quanto preventivos.

Se você tem sintomas de Sinusite Alérgica procure ajuda e melhore sua qualidade de vida! Agende uma consulta com um médico especialista em alergia.