patch test

Patch Test

O Patch Test um teste importante para investigação e diagnóstico de reações alérgicas tardias. Neste teste, procura-se identificar células chamadas linfócitos sensibilizados. Os extratos são aplicados nas costas e permanecem por 48 horas. Depois de retirados, em caso de reação positiva, observa-se o surgimento de áreas vermelhas, e pequenas elevações puntiformes (pápulas) ou pequenas vesículas com conteúdo líquido. É um teste útil na investigação de dermatites de contato e mais recentemente vem sendo aplicado na investigação de alergias não mediadas por IgE aos ácaros e alimentos. Neste caso ele é chamado de patch atópico.

exames diagnósticos

Como é feito o Patch Test?

No patch test extratos alergênicos são aplicados em pequenos contensores presos a uma fita hipoalergênica e colado nas costas do paciente. Esta fita deve permanecer em contato com a pele por 48 horas para só então serem removidas e ser realizada a primeira leitura. Uma segunda leitura é realizada após mais 48 horas da remoção. É de suma importância que se realize as 2 leituras pois na dermatite de contato alérgica a maioria das reações só são observadas tardiamente.

Cuidados durante o teste:

Recomenda-se não realizar atividade física vigorosa durante os 2 dias em que o patch ficará preso nas costas. Isto porque o suor excessivo pode fazer com que o adesivo se desprenda da pele. Também recomendamos cobrir com filme de pvc e fita hipoalergênica durante o banho.

Para realizar o patch test, o paciente não pode estar utilizando algumas medicações como corticóides e imunossupressores. Também não pode estar utilizando pomadas com corticóides no local da aplicação do patch.

Ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco!

patch test